Higiene comprometida. Usuário de lente não faz limpeza correta
- leonardo45667
- 24 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

A maioria dos usuários de lentes de contato dizem saber sobre o desgaste e as recomendações de cuidados, mas quase nenhum realmente as cumpre, conforme mostra recente estudo realizado nos Estados Unidos: Mais de 80% dos usuários de lentes de contato pesquisados acreditavam seguir as práticas de cuidados com as lentes, mas apenas 2% realmente cumpriam a maioria das etapas de higiene recomendadas. E menos de 1% foram totalmente compatíveis com recomendações do tipo lavar as mãos antes de manusear as lentes, utilizando a solução específica e substituição das lentes freqüentemente.
A pesquisa incluiu pacientes submetidos a exames oftalmológicos em consultório particulares e públicos e mostrou, também, que enquanto a maioria dos portadores de lentes de contato sabia o que precisava fazer para evitar complicações, poucos realmente seguiam todas as recomendações. Os pesquisadores concluíram que a conscientização do paciente não era, de fato, o problema.
As complicações mais freqüentes relatados pelos usuários de lentes de contato foram desconforto (72%) e infecção (47%). Quando os usuários de lentes usam por tempo maior que o recomendado ou não seguem tratamento adequado e nem as práticas adequadas de armazenamento, há uma maior probabilidade de acúmulo de depósitos que podem levar a vermelhidão ocular crônica ou infecção.
Entre as principais recomendações, estão:
· Sempre lave e seque as mãos antes de manusear as lentes de contato;
· Esfregue as lentes com os dedos e enxágüe em água abundante, antes da imersão em solução suficiente para cobrir completamente as lentes.
· Usar apenas uma solução para limpar e armazenar contatos. Nunca reutilizar ou misturar solução antiga com nova. É também por isso que soluções de lentes de contato nunca devem ser usadas após a data de validade. Soro fisiológico não tem propriedades de limpeza da lente por isso também não devem ser usados.
· Nunca use água da torneira, seja para lavagem das lentes ou do estojo das lentes. Água da torneira pode conter microorganismos que causam infecção ocular.
· Substituir o estojo pelo menos a cada três meses e sempre limpá-lo depois de cada uso, mantendo-o aberto para secagem.
· Nunca nade com lentes nem mesmo mergulhe com elas em uma banheira contendo água quente.
Comments