A visão e os Smartphones
- leonardo45667
- 28 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Assistir um filme no smartphone causa desconforto e dor de cabeça. No mundo todo são muitos os relatos que indicam que a visualização prolongada de dispositivos móveis e outros aplicativos podem provocar desconforto visual e outros sintomas, como dores de cabeça e fadiga.
Cientificamente conhecido como "convergência-acomodação", o esforço feito pelos olhos para focar a tela e, simultaneamente, ajustar a distância para ler o conteúdo na pequena tela dos smartphones, em longos períodos de utilização causam diversos efeitos negativos na saúde dos usuários. Este conflito e seus efeitos sobre os usuários de smartphones são detalhados no Journal of Vision no artigo The Zone of Comfort: Predicting Visual Discomfort with Stereo Displays.
Através de uma série de experimentos com 24 adultos, a equipe de pesquisa liderada por Martin S. Banks, professor de Optometria e de Oftalmologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, observou a interação entre a distância de visualização e a direção do conflito, examinando se a colocação do conteúdo na frente ou atrás da tela afetaria o conforto visual do usuário do telefone.
Em condições normais, esta situação de "esforço extra para os olhos" pode não representar um problema porque quando uma pessoa apresenta fadiga visual, na frente do computador, por exemplo, ela se levanta por cinco minutos, descansa os olhos e fica bem novamente. Mas para assistir um filme no smartphone é preciso se concentrar mais para fundir as imagens, causando dor de cabeça.
Portanto, é importante que você verifique a acuidade visual pelo menos uma vez por ano, para corrigir qualquer erro refrativo e enxergar com perfeição os detalhes nas pequenas telas móveis e que cuide de seus hábitos diários, priorizando uma parte do dia para atividades ao ar livre e em áreas amplas e abertas.

























Comentários